“Batismo: fonte de toda vocação”

1ª parte – “O Sacramento do Batismo, Sacramento de Fé”

O que é Sacramento?
“Sacramento é sinal sensível e eficaz da graça”.

Eles são sinais sensíveis emitidos por Deus, para nossa salvação e santificação.
Deus não quer viver longe do homem; ao contrário, quer ficar unido a ele através de sua presença constante. De um modo geral, é esta presença de Deus que nós chamamos de graça. Pode-se afirmar, então, que Deus quer participar da nossa vida, comunicando-nos a sua vida.
Deus comunica a sua vida por meio de alguns sinais sensíveis, ou seja, por meio de sinais que o próprio homem usa na sua vida prática.

Sinal sensível

Quando quero me comunicar com outra pessoa, uso sempre algum sinal que pode ser captado ao menos por um dos cinco sentidos: visão, audição, tato, olfato e paladar. Quando Deus quer nos comunicar a sua vida, a sua graça, também o faz através de sinais que possamos perceber pelos nossos sentidos.

Sinal eficaz

Dizemos que um remédio é eficaz quando ele cura de fato uma doença -  foi feito para curar, e cura realmente. Os Sacramentos são eficazes de fato, isto é, eles realizam a sua missão e a finalidade para a qual foram destinados.
Por meio dos sinais sacramentais, a graça de Deus vem a nós, realmente.
Cristo, depois de voltar a seu pai, tornou-se invisível para nós. Mas nós podemos continuar a sentí-lo e a vê-lo através destes sinais sensíveis. São através dos Sacramentos que Deus se manifesta a nós, embora não possamos vê-lo com nossos olhos.
O Sacramento torna sensível alguém  ou alguma coisa que não se vê. Por exemplo: uma carta torna visível e presente alguém que está longe. Não se mandam cartas quando estamos  próximos e visíveis.

Jesus Cristo é o Sacramento fundamental, pois através dele, o homem consegue ver a Deus. Depois de morrer, ressuscitar e subir a Deus, Jesus deixou uma comunidade de apóstolos e discípulos – que nós chamamos igreja – que deve continuar sendo sinal sensível da sua presença.

A igreja é o segundo grande Sacramento, porque ela deve tornar presente e visível Deus e Jesus Cristo.
Jesus deixou à igreja alguns sinais concretos de que continua sempre conosco até a consumação dos séculos. Estes sinais são: Batismo, crisma, eucaristia, reconciliação, unção dos enfermos, ordem e matrimônio.

O que é Batismo?

Batismo é o primeiro dos Sacramentos que, junto com a confirmação e a eucaristia, formam os chamados Sacramentos da iniciação cristã. É o primeiro dos Sacramentos porque abre o diálogo amoroso de Deus com os homens.
A inciativa de amar parte sempre de Deus: ele ama por primeiro. O Batismo se torna um presente divino que o homem recebe. É o apelo amoroso de Deus, dirigido ao homem no Batismo e,  deve encontrar eco no ser humano:  aquele que é batizado responde sim a Deus, comprometendo-se com o bem, a verdade e a justiça.
O Batismo é a nova criação que Deus produz em nós. Com ele nos tornamos filhos de Deus (Jo 3,1-5). Por meio dele, nascemos do alto, ou seja, recebemos a filiação divina. Graças a ele podemos, no espírito, chamar Deus de pai (Rm 8,15).
No Batismo nós fomos marcados com o selo de Deus. A partir daquele momento, pertencemos somente a ele, como criaturas novas (2Cor 5,17). Pelo Batismo selamos nosso contrato de amor com aquele que nos criou e entramos a fazer parte da nova aliança, realizada na morte-ressurreição de Cristo.
É o Sacramento da fé. “aquele que crer e for batizado será salvo”(Mc 16,16).

Resumindo, Batismo é:

Ser marcado pelo espírito santo
Passar pela água purificadora.
O batizando se une à morte e à ressurreição de Cristo. Morre ao pecado e renasce para a vida nova da graça, adquirida pela morte e ressurreição do próprio Jesus Cristo.
Sacramento que Cristo instituiu, para tirar-nos do pecado original, dar-nos a amizade de Deus (graça santificante), fazendo-nos filhos dele e da igreja.
Um novo nascimento: começo de uma nova vida – a vida de filhos de Deus;
Um encontro com Cristo: para segui-lo e viver como ele viveu;
Uma entrada na igreja: comunidade de fé, de culto e de amor;
Uma aliança de Deus com os homens.

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA O BATISMO

Para a realização do Batismo nesta Paróquia são necessários cópias dos seguintes documentos:

Certidão de nascimento da criança (criança com até 6 anos de idade);

Certidão de casamento no Religioso dos pais ou dos padrinhos (Casamento na Igreja Católica Apostólica Romana).

Comprovante do curso de batismo dos pais e padrinhos;

Comprovante de residência (conta de luz, água ou telefone) dos pais da criança;

Se residir em outro Bairro, deverão trazer Transferência da Paróquia a que pertence (autorização para batizar na Paróquia São Pedro e São Paulo)

Taxa de Batismo: R$ 400,00.

A documentação deverá estar na Paróquia 15 DIAS ANTES DA DATA DO BATIZADO

HORÁRIOS DO BATISMO

De terça a sexta: horários especiais (de acordo com a disponibilidade da agenda)

Horários de Batismo aos Sábados – 08h00; 09h00; 10h00 e 13h30.

ATENÇÃO: Para o dia do batismo será necessário trazer uma toalha branca pequena.

Horário do curso: das 20h00 às 22h00.

Data do próximo curso: por favor, informe-se pelo telefone 11 3813 4183

É necessário fazer a inscrição antecipadamente.

Cada participante do curso deverá contribuir com uma cesta básica.

Falar com Priscila ou Sueli – Tel. 3813.4183